Industria Cultural
Nome: Camila Cristina, Mariana Bittencourt, Raquel Cardoso, Sabrina Silva, Thamires Farias, Thawanna Brito.
Nº : 03, 20, 27, 28, 29, 30.
3º ano - Ensino Médio
Disciplina : Filosofia
Professor : Anderson Brandão
Suzano
2013
Sumário
Introdução Teórica
O trabalho á seguir, irá tratar de temáticas consideradas distantes, quando na verdade é possível fazer uma certa analogia de ambas áreas de conhecimento, arte e filosofia. Em um primeiro momento será retratado a vida de Immanuel Kant, importante filósofio do século XVIII, assim como as principais ideias pregadas pelo mesmo. Ainda nesse mesmo contexto, discutiremos o conceito de Kant referente ao juízo de gosto, considerando que segundo ele, o problema do gosto deve ser entendido e percebido como algo diferente daquilo que é simplesmente agradável. Será, ainda, colocado em xeque a questão do ''belo'' e suas diferentes concepções.
Em um segundo momento, iremos discutir as variadas definições de arte, do ponto de vista filosófico e geral, além de demonstrar como alguns filósofos definem essa forma de expressão. Em seguida, vamos analisar a situação atual da arte em seu conceito mais bruto, falando dos principais artistas e suas obras.
Por fim, discutiremos ainda um assunto mais polêmico englobando as abrangências de ambos assunto citados anteriormente, falando portanto, da industria cultural e a mercantilização da arte, considerando as ideias de Odorno e Horkheimer, e o desfecho do trabalho consiste em uma simples pergunta: Por qual motivo a indústria cultural aliena as pessoas e não produz obras de arte autônomas ? Veremos.
KANT E O PROBLEMA DO JUÍZO DE GOSTO
Vida de Immanuel Kant
A filosofia de Immanuel Kant, considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período do Iluminismo, situa a razão no centro do mundo. Ele nasceu em