Industria Cultural
A indústria cultural é apenas um meio de manipular as massas pela aparência da cultura, visando mais os lucros e usando a imagem da cultura. Surgiu por consequência da sociedade capitalista em que vivemos, sendo assim, hoje todos são influenciados por essa mídia, que induzem nossas escolhas.
Empresas que utilizam o recurso da mídia, não visa o consumista como um sujeito, mas sim como um objeto de lucro. Essa poderosa indústria determina o consumo das pessoas e não se abre para novas opções de algum concorrente. Os produtos da indústria cultural hipnotizam o consumidor utilizar certa mercadoria, sem trabalhar o caráter critico do mesmo.
Cada país tem sua cultura de origem suas tradições, e a indústria utiliza isso como fonte de comércio e de fins próprios. Vendem a arte de forma massiva perdendo-se a origem da cultura, findando apenas produtos de comercio a serem vendidos.
Segundo Theodor Adorno um grande filosofo tudo se torna fonte de negocio. Ele cita como um exemplo o cinema, que antes era forma de lazer, uma forma de arte, e mais tarde se isso se torna uma grande arma de manipulação.
Dois grandes exemplos da indústria cultural se mostram no cotidiano de nossas vidas. Um deles é a televisão que utiliza como recursos os horários, com fins de atender a grande demanda de públicos como: donas-de-casa; crianças; adolescentes; jovens; adultos, todas tentativas de agradar o publico e conseguir maior fim lucrativo. Outro grande exemplo da indústria cultural é a internet que tem influenciado os jovens (modas e outras redes sociais têm modificado e alienado o pensamento das massas mais jovens, como exemplo o estilo de musicas, entre outros que induzem a forma de pensar).
A cada dia que passa a cultura do nosso país tem sido perdida e para nós tem é induzida a venda da cultura do exterior. De certa forma, temos “engolido” esta cultura exterior e perdido nossos valores e até a nossa própria historia.