O Pentateuco
Aluno : Thiago Luis de Oliveira Santos
O nome Pentateuco significa “O livro de cinco volumes”. Os Judeus lhe chamam de “A Lei” ou “A Lei de Moisés”, porque a legislação de Moisés constitui parte importante do Pentateuco. Embora não se afirme no Pentateuco que Moisés foi o autor em sua totalidade, outros livros do Antigo Testamento citam-no como obra dele. Os escritores do Novo Testamento estão de pleno acordo com os do Antigo, falam dos cinco livros em geral como “a lei de Moisés”, para eles “ler Moisés” significa ler o Pentateuco.
Moisés mais do qualquer outro homem, tinha preparo, experiência e gênio que o capacitavam para escrever o Pentateuco, além disto, foi criado no palácio dos faraós, foi testemunha ocular dos acontecimentos do êxodo e da peregrinação no deserto, mantinha íntima comunhão com Deus e recebia revelações especiais.
O nome Gênesis vem da Septuaginta, antiga versão grega. Significa “princípio”, “origem” ou “nascimento”. O livro do Gênesis é a introdução para toda a Bíblia, nele estão às sementes de toda a doutrina. Além disto, Gênesis narra como Deus escolheu um povo para si.
O tema geral de Gênesis é o princípio de todas as coisas. Porém, à luz do tema da Bíblia toda, seu tema é: Deus começa a redenção escolhendo um povo.
A idéia mais importante que encontramos no relato da criação é a que há um Deus, e por Ele foram feitas todas as coisas. Na segunda parte do relato da criação (2:4-25) insiste no fato de que Deus é um ser pessoal, pois essa seção mostra o homem como seu objetivo.
Sua obra criadora revela que Ele é um Deus de ordem, desígnio e progresso. É possível que Gênesis 1:1 afirme que Deus criou a matéria em um ato. Pois, o vocábulo “bara” traduzido “criou”, só se usa em uma conexão com a atividade de Deus, e significa criar algo do nada, ou criar algo completamente novo, sem precedentes. O grande propósito da criação era criar um ambiente adequado para o homem.
Deus fez o homem a coroa da criação. Deus criou o