Indivíduo e Sociedade
Exteriorização: É a actividade Humana, a sociedade é um produto humano.
Objectivação: Processo pelo qual os produtos exteriorizados da actividade humana adquirem carácter de objectividade. A Sociedade é uma realidade objectiva.
Institucionalização
- As instituições tem sempre uma historia da qual são produtos.
- Ocorre sempre que há uma tipificação recíproca de acções habituais por tipos de actores.
- O homem e o seu mundo actuam reciprocamente um sobre o outro e quanto mais a conduta é institucionalizada, mais se torna previsível e controlada.
- A consciência reflexiva é que impõe qualidade lógica à ordem institucional.
Individuo e interdependência
É preciso verificar que a ideia de demarcação entre o eu interior e o mundo exterior é genuína mas inexistente.
Interdependência: Característica de um sistema social cujas componentes dependem umas das outras, mantendo-se em tensão (Elias).
Configuração: Designa uma qualquer relação de interdependência. “O conceito de configuração chama a atenção para a interdependência das pessoas” (Elias).
- As sociedades são então “configurações formadas por pessoas interdependentes”
- “As sociedades se compõem de indivíduos, e os indivíduos só podem possuir características especificamente humanas em sociedade”.
Interacção e socialização
Interacção: consiste na emissão de sinais e gestos e ocorre quando um corpo emite sinais ao se mover no seu meio ambiente e outro corpo vendo esses sinais altera o seu curso em resposta a ele, emitindo assim os seus próprios sinais. Aqui, os actores comportam-se como se desempenhassem um papel. (interacção social = representação teatral)
Quotidiano: A vida quotidiana, diz respeito às acções previstas, que estão ligadas à rotina. Vai dar assim origem a Estruturas Normativas da interacção, que regulam a