individuo
Sugeriram um psicologo, pois era muito ansioso, perfeccionista no trabalho e com a familia que acaba de crescer com a chegada do sexto filho. Paulo responde por quatro famácias mas a renda segundo ele é apenas suficiente para viver no limite adequado e ele sempre se compara com outros colegas que se formaram com ele que tem uma qualidade de vida bem melhor, viajando para o exterior esboçando sempre aquele sorriso insuportável de felicidade. Contudo Paulo nunca quis fazer psicoterapia, pois acha que isso nao ajudaria a ganhar mais dinheiro e ser melhor que seus colegas de sala, além disso, ele sofre no corpo e nao na cabeça segundo ele. Paulo também já foi em três fisioterapeltas mas nao seguiu os tratamentos que achou muito demorados, cansativos ou então pouco confiáveis. Paulo finalmente chegou ao seu consultório, em relação ao seu caso responda:
A) Com base nos seus conhecimentos sobre estresse, ansiedade e dor qual seria sua abordagem com Paulo? Quais são suas hipóteses sobre suas dores musculares?
A Abordagem correta para Paulo é na origem de sua dor, ou seja, ir direto ao problema tratando a causa, que é devido a sua ansiedade exacerbada, e sua rotina estressante, as dores musculares de Paulo é causado pelo o não relaxamento muscular, e a falta de liberação de serotonina que ocorre em pessoas que estão estressadas, com a ansiedade aumenta-se a atividade elétrica cortical fazendo com que os estímulos descendentes aumentem ocorrendo um excesso de contração local, principalmente nos ombros e pescoço, e como ele apresenta bruxismo mais um fator que comprova a origem