Individuo sustentavel
Harmonia, Equilíbrio e Paz Interior
A
degradação do meio ambiente e da instituição familiar atrelada ao cotidiano imediatista, consumista, de alta competitividade, que busca implacavelmente o capital, somada à leniência dos atores governamentais - resulta numa sociedade carente, desequilibrada e anestesiada. O
Século XX foi sem dúvida o mais importante e expressivo da humanidade. Numa abordagem sistêmica a consequência deste desenvolvimento gerou e continua gerando problemas sérios não só para a qualidade vida das pessoas, mas, principalmente para a continuidade da espécie humana na
Terra. O autor deste artigo usa a visão holística e introspectiva, seguindo a premissa do Desenvolvimento
Sustentável, em suas pesquisas junto aos conce itos da
Teoria Geral do Sistema, Biologia, Psicologia, Sociologia,
Inteligência Emocional e Espiritual.
O objetivo deste artigo é a analogia, discussão e reflexão sobre esse assunto, permitindo que as pessoas se desenvolvam muito além do fator econômico, abrangendo também o âmbito cultural, ambiental, social e espiritual.
O ser humano deu um salto incalculável rumo à evolução da espécie, explorando a capacidade da inteligência ao máximo, armazenando conhecimento, transformando a divina propriedade do racional no seu maior legado.
Ao refletirmos sobre todas as coisas importantes que o homem inventou, criou e descobriu no campo da ciência, da medicina, da tecnologia, da física, da química, da engenharia dentre outros, não fomos capazes de prever as conseqüências destas conquistas.
Desse modo, devemos começar exercitar a resiliência e, a meditar no que faremos daqui para frente, tendo em mente que fomos capazes de muitas coisas, mas ninguém até hoje sabe como reverter totalmente às reações como o buraco na camada de ozônio, o desgelo, as inundações, furacões, terremotos, tsunamis, extinções da fauna e da flora.
Deixaremos uma herança sombria para as gerações futuras se não