Individual 1
Módulo: II
Atividade: AI1 e AI2
Título: Juros
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
A Matemática Financeira é uma ferramenta que contribui na tomada de decisões financeiras. Uma boa escolha financeira, segundo ABREU (2014, p.11) “é aquela que visa a maximização da riqueza dos investidores.”
O Dinheiro possui um valor no tempo, chamamos esse valor de Juros. O juros é o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado tempo. Para o credor, os juros é uma compensação pelo tempo que ficará sem o dinheiro e para o devedor é um acréscimo pela utilização deste dinheiro.
Existem taxas que determinam o valor dos juros e são calculadas conforme alguns fatores tais como: inflação, o que foi acordado no contrato ou o risco do empréstimo para o credor (significados.com.br, acesso em 28/10/2014).
No mercado financeiro encontramos diversas modalidades de Juros. Iremos discutir os Juros Simples e o Juros Composto.
Justificativa
SABBAG (2013) comenta que a vida é recheada de projetos, e como tal, estamos o tempo todo buscando levantar sua viabilização e realização.
Uma vez que a matemática financeira nos permite manipular os valores financeiros (dinheiro) ao longo do tempo, é essa manipulação que tornará viável as realizações de projetos, sonhos e conquistas.
Ao poder calcular o valor das prestações, saldo devedor de financiamento, escolher o melhor financiamento, verificar se determinada ação vai trazer lucro ou não, definir a rentabilidade de um projeto, calcular o quanto precisamos hoje para cobrir futuras despesas ou quanto cobrar de juros, poderemos testar a viabilidade e sucesso de nossos projetos.
Desenvolvimento
Trabalharemos com o Regime de Capitalização Simples Composto.
Toda operação financeira é composta por quatro componentes essenciais (WAKAMATSU, 2012):
- Valor Presente (VP): ponto de partida da operação.
- tempo (n): as operações acontecem dentro de