Individual 1 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1.1 Economia 5
3 SEGUNDO DESAFIO: Ética, Política e Sociedade 7
4 TERCEIRO DESAFIO: Sistemas de Informação 7
6 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que no mundo das indústrias a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRIMEIRO DESAFIO: Introdução à Administração e Economia
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber. A abordagem da Teoria Clássica é uma abordagem inversa à as Administração Cientifica: de acima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as seus departamentos.
A ênfase na estrutura é a sua principal característica. Deixou a ênfase nas tarefas para a ênfase nas estruturas. Suas origens vêem da Revolução industrial e podem ser resumidas em dois fatos importantes, a saber:
Os crescimentos rápidos e desorganizados das empresas, acarretando gradativa complexidade na sua administração e exigindo uma abordagem cientifica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até utilizadas. O tamanho das empresas leva à