Indique uma ação leitora que demonstre o papel ativo e não passivo do leitor.
Indique uma ação leitora que demonstre o papel ativo e não passivo do leitor.
Aluna: Denise Marlene Page RA: 1414950
Polo de Marechal Cândido Rondon-PR
2014
Um leitor criativo é co-autor das idéias, das atitudes e convicções provocadas pelos textos que exigem concentração, amor, lucidez, interpretação. Uma ação leitora consiste em exercitar o fascínio da descoberta da palavra que nos comunica as verdadeiras notícias da vida.
A leitura não é, portanto, um ato mecânico, mas uma aventura existencial. Ninguém lê impunemente. Ninguém sai igual ao que era depois de ter mergulhado com empenho numa leitura. Segundo o escritor Gabriel Perissé, “leitores reflexivos se divertem carregando a pedra do pensamento até o alto da montanha. Leitores reflexivos gostam de procurar pêlo em ovo, e encontram. Gostam de cultivar a pulga reflexiva atrás de suas orelhas”.
Na esteira desta reflexão, entre as diferentes opções de leitura oferecidas hoje, pode-se citar um dos livros mais antigos da humanidade, a bíblia, como sendo um exemplo de leitura ativa, já que o leitor dialoga com a mesma, direciona ou muda sua vida conforme seus preceitos.
Ao ler a Bíblia o leitor busca, na maioria das vezes, respostas às suas dúvidas, suas inquietações, principalmente sobre a existência de um Deus todo poderoso, o porquê do sofrimento, a vida após a morte. Desde os primórdios da humanidade a questão que permeia a filosofia e as religiões é procurar resposta para as perguntas “de onde viemos? para que viemos? e para onde vamos?”. Uma grande parte dos códigos de ética, moral e até mesmo as leis que regem os mais variados sistemas de governo é pautada na bíblia.
Em busca destas respostas ou até mesmo buscando um direcionamento para sua vida, o leitor da Bíblia de todos os tempos tem buscado aplicar os ensinamentos contidos neste livro segundo sua interpretação e entendimento. Cabe salientar que é um livro polêmico, diante do qual