indios 1
Faculdade de Engenharia de Resende
Fernanda Cecília Araújo
Thaisa Sampaio Ferreira
OS POVOS DA FLORESTA
Resende
2015
Fernanda Cecília Araújo
Thaisa Sampaio Ferreira
OS POVOS DA FLORESTA
Trabalho do 2º bimestre da disciplina Ciências Humanas e Sociais à Faculdade de Engenharia de Resende.
Resende
2015
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho mostra um breve histórico, aspectos culturais dos Povos da Floresta. Sua cultura, agricultura, seus hábitos e sua contribuição na constituição da sociedade brasileira.
Os povos da floresta são grupos sociais que precisam da mata e dos rios para sobreviver, e sabem como utilizar os recursos naturais sem destruí-los.
2 HISTÓRICO
Os povos indígenas são os primeiros habitantes conhecidos da Amazônia. Eles detém o conhecimento ancestral da floresta e toda uma tecnologia de interatividade com o meio ambiente sem destruí-lo. 210 mil índios, 405 áreas que representam 20,5% do território amazônico e 98,5% de todas as terras indígenas do Brasil.
Nos anos 80 os Povos da Floresta saem do isolamento. As diferentes categorias integram-se na Amazônia e começam a comunicar-se entre si e com o mundo. No Rio 92 movimentos sociais da Amazônia participam ativamente do Forum Global dos Povos. A Fundação da Rede GTA (Grupo de Trabalho da Amazônia) unia as questões ambientais e sociais para reivindicar os direitos das populações tradicionais e indígenas. Já em 2000, os líderes dos povos da floresta ocupam cargos em diversas instâncias do Governo Federal.
3 ASPECTOS
3.1 Cultural
Os Yanomamis possuem quatro línguas, vivem em malocas (moradia redonda de topo cônico), possuem características seminômades (mudam de habitat quando necessário), são caçadores e creem nos rixis (espíritos de animais protetores e amigos).
Os Guaranis se manifestam através da cerâmica e com rituais religiosos, falam somente uma língua, são migrantes e agricultores, “creem na terra sem males”