Indicie de desenvolvimento humano
Como o próprio nome já diz o IDH é um índice de desenvolvimento humano, ou seja, o IDH é uma forma de medir o desenvolvimento de países, estados e municípios, verificando os seguinte parâmetros renda per capita (toda a riqueza produzida ao longo de um ano dividida aritmeticamente por sua população), a longevidade (a expectativa de vida da população) e a escolaridade (número de crianças alfabetizadas e regularmente matriculadas nas escolas).
Para que serve o IDH?
O IDH serve, para saber e conhecer melhor realidade de cada região, ajudando assim aos governantes saberem quais regiões precisam de mais recursos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesta região.
Os valores do IDH variam de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1 (desenvolvimento completo).
Desde 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento publica o Relatório sobre o Desenvolvimento Humano no mundo, no qual procura avaliar, em cada país, esse estágio de desenvolvimento. Para isso, procura confrontar com os indicadores que costumam avaliar o desenvolvimento econômico (principalmente renda) outros indicadores capazes de mensurar alguns aspectos do desenvolvimento social - principalmente nas áreas de educação e saúde, que se traduzem em indicadores de escolaridade e de esperança de vida ao nascer. Juntos, esses três indicadores - renda, escolaridade e esperança de vida ao nascer - compõem o Índice de Desenvolvimento Humano.
Este ano, pela primeira vez, está sendo divulgado o Relatório sobre o Desenvolvimento Humano no Brasil, iniciativa do PNUD que teve a coordenação do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a participação de especialistas em muitas áreas. Ele mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por unidade da Federação e a situação em cada uma delas nas três variáveis que compõem o IDH. E apresenta uma série de tabelas, gráficos e boxes que permitem verificar a situação em muitos dos componentes que