Camada 3
Camada de Rede
Essa camada define a entrega fim a fim dos pacotes definindo um endereçamento lógico, de forma que qualquer extremidade possa ser identificada, e métodos de roteamento para que qualquer grupo existente na rede possa ser alcançado.
Diferentemente do endereço de camadas inferiores que possuem, geralmente, um significado local, este endereçamento possui um significado global isto é, será utilizado e compreendido por toda a rede. Com este endereçamento de significado global é possível definir a forma como serão encaminhados os pacotes para que cheguem ao seu destino e a forma como os roteadores (dispositivos ativos desta camada) aprendem as regras que serão utilizadas para o encaminhamento dos pacotes.
É também responsabilidade desta camada definir como fragmentar um pacote em tamanhos menores tendo em vista a MTU (Maximum Transmision Unit - Unidade de transferência máxima) da tecnologia utilizada.
MTU é o maior "pacote" que o protocolo de uma camada pode suportar.
Classificação dos protocolos de Rede
Dentre as funções da camada de rede, o endereçamento e o roteamento podem ser destacados como sendo as principais. Esses dois serviços criam uma classificação de protocolos desta camada, são eles: Protocolos Roteáveis, Protocolos de Roteamento e protocolo Não-Roteáveis. • Protocolos Roteáveis ou Roteados – São protocolos que especificam o endereçamento lógico referente à camada inter-rede. Os endereços especificados por estes protocolos são utilizados para a decisão de encaminhamento de um pacote. Alguns exemplos desses protocolos são o IP (Internet Protocol), o IPX (Internetwork Packet Exchange), o AppleTalk e o OSI; • Protocolos de Roteamento – São responsáveis pelo preenchimento da tabela de roteamento. Esses protocolos especificam como as rotas serão aprendidas e divulgadas a outros roteadores. Geralmente diz-se que entre dois roteadores é “falado” um protocolo de roteamento. Alguns exemplos