indices
Indica: Quanto à empresa possui no Ativo Circulante para cada $ 1,00 de Passivo Circulante.
Interpretação: Quanto maior, melhor.
Objetivo: Verificar a capacidade de pagamento da empresa dos valores de curto prazo.
Parâmetro de Comparação: Um ponto referencial é que este indicador deva ser sempre superior a 1,00, sendo classifico como ótimo a partir de 1,50. Uma avaliação conclusiva deste indicador dependerá da qualidade dos ativos e passivos. É importante notar a qualidade dos valores a receber, bem como a relevância dos estoques
LIQUIDEZ SECA Fórmula de cálculo:
Indica: Quanto à empresa possui de Ativo Circulante Líquido para cada $ 1,00 de Passivo Circulante.
Interpretação: Quanto maior, melhor.
Objetivo: Este indicador tem o mesmo objetivo que o anterior, excluindo os estoques do Ativo Circulante. Este é um indicador de Liquidez mais duro que o corrente, no sentido de que a exclusão dos estoques do Ativo Circulante transforma essa parcela do ativo apenas em valores recebíveis, jogando contra os valores a pagar.
Exemplo
Liquidez Seca
Parâmetro de Comparação: Não há referencial claro para este indicador. Entendemos que cada empresa tem suas características operacionais que devem ser estudadas. A questão central está na capacidade de realização dos estoques.
Em uma avaliação particular, sugere-se que para empresas industriais, esse indicador será conveniente superior a 0,70 e para empresas comerciais, esse indicador será conveniente se chegar até 0,50, desde que o índice de Liquidez Corrente apresenta um valor acima de 1,00.
LIQUIDEZ GERAL Fórmula de cálculo:
Indica: Quanto à empresa possui de Ativo Circulante e Realizável à Longo Prazo para cada $ 1,00 de dívida total.
Interpretação: Quanto maior, melhor.
Objetivo: Este indicador tem como