Indices zootecnicos para estudante de zootecnia
ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NA BOVINOCULTURA DE CORTE Os índices zootécnicos (IZ) são dados de produtividade e também a principal ferramenta de avaliação de desempenho dentro de uma propriedade. Traduzem de forma numérica o resultado de diversos parâmetros da exploração pecuária e a relação entre eles. A interpretação desses índices deve ser feita de forma conjunta com as características do sistema de produção empregado na propriedade, ou seja, os índices variam entre sistemas intensivos e extensivos de produção. Permitem verificar o nível reprodutivo e produtivo do rebanho. O gerenciamento dos IZ permite a identificação de falhas nos sistema de produção e a definição de estratégias para melhorar a rentabilidade da atividade. Sendo assim, podemos ter um controle total da situação, conseguindo encontrar o melhor ponto de equilíbrio em relação à produtividade, além de conseguir identificar os principais pontos críticos dentro de um sistema de produção e tomar as ações corretivas a tempo.
1. Índices Reprodutivos Índice de Prenhes: Importante para medir a eficiência da estação de monta, avaliando o sucesso do conjunto fêmea, touro e inseminação artificial. Representa a quantidade de fêmeas que ficaram prenhes do total exposto à estação de monta. Este índice varia entre 95% e 70%.
Índice de Natalidade: Representa a quantidade de bezerros nascidos em relação à quantidade de fêmeas que participaram da estação de monta. Avalia também as fêmeas que ficaram vazias e a taxa de mortalidade durante a gestação e ao nascimento. Normalmente este índice é próximo ao índice de natalidade, pois a mortalidade durante a gestação não deve representar grandes perdas.
Taxa de Desmama: É o índice mais importante na reprodução. Este dado representa o dado global da atividade de cria, pois considera o número de fêmeas vazias, as mortalidades durante a gestação, o nascimento e o período de aleitamento.
Idade à Primeira Cria: Idade após a primeira