Indices economicos e financeiros
Os índices econômicos e financeiros são de grande importância tanto para a administração financeira quanto a contabilidade, porque são eles os responsáveis por fornecer informações necessárias aos empresários a cerca do que beneficiara sua administração, pois eles medem a posição financeira e econômica e os níveis de desempenho em vários aspectos, por essa razão devem ser elaborados periodicamente e revistos ao longo do tempo, para de obter uma visão ampla das relações da empresa. Esses índices podem ser classificados em:
Índices Econômicos: Rentabilidade.
Índices Financeiros: Liquidez e Endividamento.
Índices Econômicos:
Rentabilidade: A finalidade desse índice é medir o quanto a empresa esta rendendo, ou seja, quanto recurso essa empresa esta gerando e sua capacidade de retorno. Fazem parte deste grupo as margens de lucro bruto, operacional e líquido, os quais representam os resultados excedentes em relação à receita, após deduções dos custos operacionais, juros, impostos e dividendos preferenciais.
Índices Financeiros:
Liquidez: Esses índices medem a capacidade da empresa em fazer frente a seus compromissos de curto prazo, demonstram a base da situação financeira da empresa visando medir a sua capacidade de pagamento. De modo geral, quanto maiores esses índices, melhor estará a situação da companhia, em termos financeiros, não necessariamente sendo a melhor situação das condições econômicas, isto é, medem os riscos. Os principais índices que medem a liquidez da empresa são: liquidez geral, liquidez corrente e liquidez seca.
Liquidez Geral: Mostra o total de recursos de curto e longo prazo pelo total de obrigações de curto e longo prazo. Este índice mostra a capacidade de pagamento da empresa no longo prazo.
Liquidez Corrente: Indica aproximadamente a margem de segurança disponível para a empresa satisfazer as dívidas no curto prazo, mais para isso o índice da empresa deve ser comparado com outra empresa similar.