Indices BD
No contexto da estrutura de dados, é uma referência associada a uma chave, que é utilizada para fins de otimização, permitindo uma localização mais rápida de um registro quando efetuada uma consulta. Em termos teóricos é uma estrutura que possibilita acesso a um item indexado desde que a busca tenha complexidade inferior a complexidade linear, podendo ser logarítmica ou constante.
Um índice é uma estrutura auxiliar associado a uma tabela. Sua função é acelerar o tempo de acesso às linhas de uma tabela, criando ponteiros para os dados armazenados em colunas específicas. O banco de dados usa o índice de maneira semelhante ao índice remissivo de um livro, verifica um determinado assunto no índice e depois localiza a sua posição em uma determinada página.
O uso de índices pode trazer grandes melhorias para o desempenho do banco de dados, aceleram a consulta das colunas envolvidas.
Usando índices, percorrendo a estrutura da árvore do índice para localizar os registros, por comparação, extraindo somente aqueles registros necessários para satisfazerem os critérios passados pela consulta.
Principais tipos de índices:
Índices Compostos: fazem referência a mais de uma coluna.
Índices Simples: fazem referência a uma única coluna.
Índices internos: a chave está contida dentro da tabela.
Índices externos: quando existe uma tabela de chaves separada que associa ponteiros à registros de uma tabela.
Índice Primário: associado a uma chave primária (Primary Key) de um arquivo.
Chave Primária: identificador único de um tabela, utilizado para distinguir um registro de outro.
Por que criar índices
Aceleram a recuperação dos dados. Por exemplo, imagine que você compre um livro de 800 páginas para suas pesquisas acadêmicas e este não apresente em seu conteúdo um índice reportando o seu conteúdo. Uma pesquisa talvez não fosse tão pavorosa, mas se você precisar de várias pesquisas seria muito desagradável ficarem horas procurando o conteúdo que deseja estudar.