banco de dados
Conceitos iniciais Um Banco de Dados pode ser considerado:
A soma de todos os dados que uma organização possui.
Uma coleção de dados, organizada logicamente e gerenciada sob um conjunto unificado de princípios, procedimentos e funcionalidades, que ajuda a garantir a aplicação consistente e a interpretação dos dados em toda a organização.
Um produto de banco de dados é um programa ou conjunto de programas que gerencia o armazenamento e a recuperação de um conjunto de dados, organiza-o logicamente e fornece aos usuários certas funcionalidades garantindo que os dados serão logicamente organizados e aplicados de maneira consistente. Um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD) ou “Data Base Management System”, ou DBMS é um produto de banco de dados com capacidades superiores àquelas de simples armazenamento e recuperação de dados. Normalmente estes produtos executam operações de cópias de segurança e recuperação, gravação de diários de operações, controle de concorrência e bloqueios e mecanismos de segurança. São objetivos usuais de bancos de dados:
Facilitar o fornecimento de informações aos usuários de um sistema.
Organizar dados que um sistema utiliza.
Controlar o armazenamento e a recuperação de dados.
Melhorar o rendimento de todo sistema e de sua mantenibilidade.
Um perfil de banco de dados é a definição de um conjunto de funções de suporte e descreve os diversos meios pelos quais diversos bancos de dados fornecem esse suporte. Os perfis assim definidos podem ser:
Perfil de Programação
Perfil de Arquitetura
Perfil de Armazenamento
Perfil de Administração
Perfil de Distribuição
Componentes de um Banco de Dados Para a existência de um Bancos de Dados é essencial a existência de três entidades :
Os arquivos físicos;
Um programa ou sistema gerenciador de Banco de Dados (DBMS ou SGBD);
Uma autoridade (pessoa ou grupo de pessoas) Administrador de Banco de Dados (DBA ou ABD). O