Nesta etapa ser feito o comparativo entre os principais SGBD
Oracle:
A pesquisa na documentação do Oracle foi realizada online através do site Oracle Data-base Documentation Library. Os resultados:
Better desempenho: 218 ocorrências;
Increase performance: 31 ocorrências;
Maximize performance: 25 ocorrências;
Worse performance: 2 ocorrências;
Decrease performance: 3 ocorrências;
Minimize performance: 3 ocorrências.
SQL Server:
A pesquisa no SQL Server 2012 foi realizada utilizando a documentação oficial chamada Books Online que pode ser obtida gratuitamente. Realizei a pesquisa com a documentação instalada ao invés da versão online. Os resultados:
Better performance: 50 ocorrências;
Increase performance: 26 ocorrências;
Maximize performance: 7 ocorrências;
Worse performance: 0 ocorrências;
Decrease performance: 13 ocorrências;
Minimize performance: 6 ocorrências.
SQL Server: - SGBD comercializado atualmente pela Microsoft. Nasceu em 1988, a partir de uma parceria entre Microsoft, Sybase e Aston-Tate; - Última versão (até a data da publicação deste artigo): SQL Server 2008; - Custo de uma licença da versão Enterprise por CPU: aprox. U$ 28.000 por CPU; - Pode ser instalado somente em SO Windows; - Possui ferramentas de administração com interface gráfica excelentes, que possibilitam um gerenciamento mais fácil e produtivo. Ex.: SQL Server Management Studio 2008; - Como toda ferramenta Microsoft, o BD SQL Server em geral, é mais fácil de administrar e de programar do que em Oracle; - 2 recursos que acho bastante interessantes em SQL Server e que não existem correspondência no Oracle, são: a) Divisão lógica de uma instância contendo vários BDs. No Oracle