Romantismo
Nome: Elisrha Pâmella Oliveira da Silva
ROMANTISMO
São Paulo,10 de Março 2014
E.E. Republica da Nicarágua
Nome: Elisrha Pâmella Oliveira da Silva
ROMANTISMO
Trabalho para a composição da nota do primeiro bimestre de língua portuguesa sob orientação da professora Flavia Maciel.
São Paulo, 10 de Março 2014
Sumário
Introdução 4
Contexto Histórico 5
CARACTERISTICAS DO ROMANTISMO 6
AUTORES E OBRAS 7
APRESENTAÇÃO DE LUÍS VAZ DE CAMÕES 9
ESCANSÃO DO POEMA 10
ANALISE LITERARIA 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
Introdução:
Romantismo em Portugal é o tema que será abordado, e irá falar sobre o contexto histórico do romantismo.
Além disso, a escansão do poema Amor é fogo que arde sem se ver de Luiz Vaz de Camões faz parte desse trabalho, pois ele foi o maior poeta da língua portuguesa e por isso foi escolhido para fazer parte desse trabalho.
Contexto Histórico:
Em Portugal o processo de instauração do romantismo foi lento e incerto. A implantação do romantismo em Portugal ocorre num contexto sociopolítico. São os anos posteriores às invasões francesas, que tinham originado o refúgio da corte portuguesa no Brasil e é também o tempo em que o desejo de independência dessa colônia ganha força.
Travam-se as lutas civis entre miguelistas e liberais, e, por duas vezes, depois da Vilafrancada e da Abjuração da Carta, muitos partidários de D. Pedro tiveram de exilar-se em Inglaterra e França. Dois desses partidários eram os jovens escritores Almeida Garrett e Alexandre Herculano.
Segundo alguns autores o romantismo afirmou-se entre nós como uma cultura de importação. Só compensou distâncias e atrasos pela via indireta dos exílios a que se sujeitaram Garrett e Herculano. Foi longe da pátria que estes autores conceberam a idéia de criar uma literatura