Indicadores
Eric Lenon Petrilli
Manutenção Industrial
4º Semestre
TATUÍ/SP
2011
RESUMO
A utilização de indicadores de manutenção se faz presente em quase todas as empresas atualmente, pois é através deles que melhorias podem surgir, a fim de, garantir uma boa qualidade na manutenção. A manutenção ao longo do tempo adquiriu conceitos e objetivos diferentes, e hoje em dia, ela já engloba até panoramas de sustentabilidade, por esta razão que, se faz cada vez mais presente a utilização de indicadores. O objetivo desse artigo é mostrar a importância dos indicadores de manutenção, bem como, conceituá-los. Será feito também um estudo de caso através de indicadores gráficos de uma determinada empresa, mostrando na prática, a utilidade de um indicador.
Palavras-chave:
Indicadores
Indicadores gráficos.
de
manutenção;
Qualidade
na
manutenção;
1. Introdução
São os indicadores de manutenção, ou melhor dizendo, de “performance”, que nos dão uma clara ideia de quantificação e acompanhamento de processos, neutralizando a subjetividade, propiciando as correções necessárias. Ou seja, indicadores são a base para a tomada de decisões, pois eles são dados concretos que nos revelam o que realmente está ocorrendo em determinado processo.
Segundo Júlio Nascif Xavier, indicadores são medidas ou dados numéricos estabelecidos sobre os processos que queremos controlar.
A manutenção que antes era vista como prejuízo financeiro, hoje é vista como algo de muito valor para uma empresa tendo como objetivo a redução dos custos de produção ou serviços juntamente com melhorias nos processos bem como na qualidade, havendo dessa forma equipamentos com menor número de quebras, maiores produtividade do setor, melhoria nos produtos deixando clientes mais satisfeitos, empresa mais competitiva, trabalhadores motivados, aumento do lucro da empresa com possível aquisição de novos maquinários e aumento no quadro de
funcionários,