Indicadores
1. Os principais modos de transporte são o transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo.
2. Existe um conjunto de factores responsáveis pela competitividade dos principais modos de transporte, dos quais saliento, dois que considero importantes.
O primeiro factor é a logística.
O segundo factor é a informatização. 3. A distância relativa é o que se gasta em tempo e em custo para vencer uma dada distância.
4. As distâncias relativas são o que se gasta em tempo e em custo para vencer uma dada distância.
O desenvolvimento dos transportes contribuí para o encurtamento das distâncias relativas, através da redução dos tempos e dos custos de deslocação. Deste modo, os transportes promovem a interacção entre vários espaços, criando dinamismo económico e social.
5. Distância tempo é o tempo necessário para efectuar uma dada deslocação, usando um certo modo/meio de transporte.
6. As isócronas são linhas que unem pontos de igual distância-tempo. 7. A distância-custo é a despesa efectuada numa determinada deslocação, usando um certo modo/meio de transporte.
8. As isótimas são linhas que unem pontos de igual distância-custo.
9. O desenvolvimento das redes e dos meios de transporte contribuiu decisivamente para o encurtamento das distâncias relativas através da redução dos tempos e dos custos de deslocação. Deste modo, os transportes promovem a interacção entre diferentes espaços, criando dinamismo económico e social. Para além da sua importância na mobilidade de pessoas e bens, estes também geram riqueza e empregam um grande número de pessoas.
10. Tem-se vindo a verificar um grande desenvolvimento e modernização no sector dos transportes, tanto no domínio das infraestruturas, como no que diz respeito aos veículos , ás empresas e á qualidade dos serviços.
11.
12. O modo de transporte mais utilizado no tráfego interno de mercadorias e passageiros é o transporte rodoviário. Este é mais utilizado