Indicadores Rel
Indicadores
Introdução
Indicador de pH ou indicadores de neutralização, os indicadores de ácido-base são usualmente, compostos orgânicos de elevado peso molecular, que se comportam em soluções aquosas como ácidos fracos (indicadores ácidos), ou base fracas (indicadores básicos), e mudam gradualmente de coloração.
Os indicadores podem ser químicos ou naturais, sendo que nesta pratica foram utilizados apenas os químicos. Os indicadores químicos mais conhecidos são: Papel indicador, tornassol azul e rosa, fenolftaleína, laranja de metila e vermelho de fenol. Os indicadores naturais mais conhecidos são: Chá-mate, hibisco, repolho roxo, beterraba, romã e flor de acácia.
Objetivos
Reconhecer, com o uso dos principais indicadores, a acidez ou basicidade das soluções.
Procedimento
Equipamentos e Vidrarias:
5 tubos de ensaio
Estante de tubo de ensaio
Proveta
Papel de tornassol azul e vermelho
Papel indicador universal de pH
Almofariz com pistilo
Reagentes utilizados:
Fenolftaleína
Folhas de repolho roxo
Soluções de:
Ácido clorídrico;
Hidróxido de sódio;
Vinagre
Detergente;
Leite de magnésia;
Roteiro:
Identificou-se os tubos de ensaio, em cada um colocou-se 1 mL de cada produto em seu determinado tubo de ensaio.
Molhou-se levemente o papel de tornassol azul no conteúdo do 1º tubo, anotou-se a cor na tabela e repetiu-se o teste nos demais tubos usando outra tira de papel de tornassol azul. Repetiu-se esse procedimento no papel de tornassol vermelho e repetiu-se esse procedimento com o papel indicador universal de pH. Adicionaram-se a cada tubo (Ácido Clorídrico e Hidróxido de sódio) três gotas de solução de fenolftaleína e anotaram-se os resultados das cores na tabela. Colocou-se em um tubo de ensaio 1 mL de solução de hidróxido de sódio e três gotas de fenolftaleína, acrescentou-se gota a gota, solução de ácido clorídrico, até que desaparecesse a cor. Agitou-se o tubo de ensaio após cada adição. Repetiu-se esse procedimento