indicadores educacionais - filme pro dia nascer feliz
Claudia Alves d`Almeida
• Filme: “Pro Dia Nascer Feliz”
O filme mostra a realidade das Escolas Publicas do Rio de Janeiro e São Paulo e suas especificidades, como a falta de apoio familiar o difícil convívio em uma comunidade carente com tráfico.
Mostra também o impasse entre alunos e professores, dificuldades de aprendizado, problemas familiares e também a possibilidade de melhoria através de acompanhamento escolar, oficinas, apoio.
Alguns alunos percebem a importância do professor e alguns não. Muitas vezes o aluno tem potencial mas a própria vida e condição social o afasta do seu objetivo de tentar crescer ou ter uma ascensão social . Muitas vezes o seu potencial é suprimido pelo seu cotidiano e influenciado pelo seu meio social e comunidade.
• Análise segundo os conceitos de Gilberto Velho (VELHO, G. Observando o familiar. In: Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.)
Segundo Velho, se faz necessário, ou no mínimo desejável, manter uma certa distância para garantir uma investigação imparcial da realidade. No texto acima não conseguimos manter esse distanciamento e imparcialidade pois, como nossa realidade de escola em comunidade é muito parecida com a realidade e dificuldades nas escolas apresentadas, esse distanciamento se faz extremamente complexo, deste modo em nossa descrição expressamos as nossas angustias e até mesmo pontos de vista e argumentos que não foram apresentados no filme. A realidade é sempre filtrada pelo observador , pelo seu conhecimento, criando rótulos e visões pré estabelecidas (VELHO, 1999.p.129), em nossa descrição do filme não conseguimos separar a nossa realidade do nosso objeto de estudo pois, sendo familiar para nós, acabamos por fazer intrusões não condizentes com a realidade.
Faz-se necessário então enquanto observadores externos não colocarmos as nossas aspirações e