Indicadores Economicos
O estudo em questão relata sobre alguns índices que são usados para medir preços de marcado e inflação de determinadas famílias separada por rendas. Sabendo se como é feito a coleta de dados e como é aplicado o calculo, fica mais fácil de entender todos esses índices, pois tem indicadores que medem apenas uma parte da população e outros que mede ela como um todo. Essa separação normalmente é feita pela faixa de renda, pois assim obtém melhores resultados para o determinado item a ser observado. Esse processo vai desde a origem do que é o índice, como ele é calculado, qual a parcela da população ele é usado e para que o mesmo seja usado, esse estudo como um todo irá mostrar com exemplos de como é obtidos determinados valores.
Indicadores Econômicos
São medidas de desempenho utilizadas para medir o desenvolvimento de uma economia.
Os indicadores mais utilizados são aqueles que medem: crescimento da produção; desvalorização da moeda e aumento de preços; taxas de conversão de moedas; taxas básicas de remuneração utilizada no mercado financeiro;
IPCA
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.
Como é calculado o IPCA?
O período de coleta do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos. Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.
São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em