Indicadores economicos
Os principais indicadores econômicos do Brasil utilizados para o cálculo de taxa de juros, inflação, aluguéis e outros valores contratuais.
Indicadores
Mês
Taxa
IGP-M
Set 2013
+1,50%
IPCA
Set 2013
+0,35%
INPC
Set 2013
+0,27%
SELIC
Out 2013
+9,50%
INCC
Set 2013
+0,43%
INPC
Produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um dos principais indicadores brasileiro da variação mensal dos preços.
Taxa SELIC
A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira. Esta taxa básica é utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado e para definição da política monetária praticada pelo Governo Federal do Brasil.
IGPM
IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é o indicador de movimento dos preços calculado mensalmente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado no final de cada mês de referência.
IPCA
Produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) - também conhecido como IPCA - é o indicador oficial do Governo Federal para aferição das metas inflacionárias.
INCC
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é o principal indicador de custo da construção civil no Brasil. O índice mede a evolução dos custos de construções habitacionais nas dezoito principais capitais de estados do país.
Salário mínimo
O salário mínimo é o menor valor de remuneração que a legislação permite que os empregadores paguem aos seus empregados pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços.
Balança Comercial
Balança comercial é o indicador econômico que representa a relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços de um país em determinado período.
Produto Interno Bruto (PIB)
A soma de todos os bens e serviços produzidos por empresas nacionais ou estrangeiras. O PIB