INDICADORES ECONOMICOS
Os indicadores Econômicos – Financeiros são elementos que tradicionalmente representam o conceito de analise de balanço. São cálculos matemáticos efetuados a partir do balanço patrimonial e da demonstração dos resultados, procurando números que ajudem no processo de clarificação do entendimento da situação da empresa, em seus aspectos patrimoniais, financeiros e de rentabilidade.
Os indicadores econômicos – financeiros são construídos a partir dos conceitos de inter – relação e interdependência de elementos patrimoniais do ativo, passivo e de resultados.
O objetivo básico dos indicadores econômicos – financeiros é evidenciar a posição atual da empresa, ao mesmo tempo em que tentam inferir o que pode acontecer no futuro, com a empresa, caso aquela situação detectada pelos indicadores tenham sequencia.
Caso os indicadores detectem problemas de continuidade, a alta administração terá condições ou informações para deter a deterioração da situação financeira, patrimonial e de rentabilidade da empresa, procurando reverter à situação.
Indicadores de Capacidade de pagamento
Ou indicadores de liquidez
Esses indicadores buscam evidenciar a condição da empresa de saldar suas dividas e de sua estrutura de endividamento. São indicadores extraídos apenas do balanço patrimonial, razão por que são considerados indicadores estáticos. Quer dizer que no momento seguinte esses indicadores serão alterados.
LIQUIDEZ CORRENTE
Formula de Calculo: Ativo Circulante Passivo Circulante
Indica: Quanto á empresa possui no ativo circulante para cada $ 1,00 de Passivo circulante.
Interpretação: Quanto maior, melhor.
Objetivo: Verificar a capacidade de pagamento da empresa dos valores de curto prazo. Parâmetro de Comparação: Um ponto referencial é que este indicador deve ser superior a $ 1,00, sendo classificado como ótimo a partir de $ 1,50. Uma avaliação conclusiva deste indicador dependera