Indicadores do estado de saúde de uma população
Indicadores do estado de saúde de uma população
O que é a saúde? Viver melhor na terra é garantir uma qualidade de vida contigo próprio, com os outros e com o ambiente. Opção por uma vida saudável contribui para o bem estar individual e comunitário.
Informação: Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a SAÚDE é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Uma vez que o organismo humano é um sistema, a sua saúde depende do equilíbrio entre os fatores que constituem e influenciam esse sistema.
OMS: A OMS – Organização Mundial de Saúde – é uma instituição especializada das Nações Unidas. Foi fundada em 1946 com o objetivo de apoiar a cooperação internacional para a melhoria das condições de saúde. As ações da OMS prendem-se com o controlo de epidemias, o emprego de medidas de quarentena, a estandardização de medicamentos, a regulamentação sanitária, e o planeamento e a execução de campanhas de vacinação, rastreio e prevenção de doenças, nomeadamente através da informação prestada às populações. A instituição é financiada pelas contribuições anuais dos estados-membros e tem sede em Genebra.
Indicadores do estado de saúde O estado de saúde do organismo humano é permanentemente condicionado por fatores de ordem física, mental e social, que influenciam a saúde individual e das populações. Para avaliar o estado de saúde de uma população, com o objetivo de prevenir doenças e de implementar medidas promotoras de saúde, usam-se indicadores do estado de saúde de uma população. São exemplos desses indicadores: a esperança de vida e a taxa de mortalidade infantil.
Definição: Aspetos que podem ser utilizados para avaliar o estado de saúde de uma população.
A Taxa de Mortalidade Infantil A taxa de mortalidade infantil – número de crianças que morrem no seu primeiro ano de vida, por cada mil crianças nascidas vivas – é