Introdução
Typanosoma cruzi
A doença também conhecida como a doença do sono, que pode ser chamada de tripanossomíase africana humana. O nome do protozoário causador é Trypanosoma brucei, que possui duas subespécies, a Trypanosoma brucei rhodesiense e Trypanosoma brucei gambiense. Os que transmitem essa doença, mais chamados como vetores são as moscas (conhecidas como tsé-tsé), elas picam e transmitem o parasita. Essa doença é a parasitária e está isolada no continente africano, e ocorre mais no continente americano. Foram registradas três epidemias graves em toda a história, no final do século XIX, em 1920 e de 1970, até hoje nenhum caso foi tão quanto a esses.
Sintomas mais comuns a depender do estágio que a pessoa se encontra são febres, mal-estar, lesões cutâneas, nas vísceras, dor nas articulações, meninge encefalite, confusão mental, perturbações neurológicas, como perda da coordenação e sonolência.
O tratamento em um homem é muito caro e difícil, em animais são mais comuns e fácil de ocorrer. Na fase aguda, o tratamento contra a T. gambiense é com o pentamidina, e contra o T.rhodesiense é a suramina, porém a resistência vai crescendo com o tempo a estes fármacos. Já na fase cerebral, já poderá haver danos que não pode ser reversíveis. É indicado a usar o tóxico melarsoprol, que irá matar sem ajuda do parasita 1-10% dos que portam a doença, ou no caso do T. gambiense, a eflornitina.
Conclusão
A doença do sono é uma doença frequentemente fatal causada pelo parasita T. brucei, a transmissora dessa doença é a Mosca Aniel Rossi, o parasita está na saliva dessas moscas, e com isso transmite essa doença. Doença existe alguns remédios e medicamentos adequados em cada situação que a pessoa se encontra.
Referências:
http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-sono.htm