HTERNUNR
1117 palavras
5 páginas
Biologia – p8EVOLUÇÃO
TEORIAS EVOLUCIONISTAS
Lamarkismo
O francês Jean Baptista Lamark, propôs duas teorias.
Lei do uso e desuso: Segundo essa teoria, quanto mais se utilizava determinado órgão, este evoluiria, caso contrário atrofiaria.
Lei da transmissão de caracteres adiquiridos: Uma característica adquirida, seria transmitida para as próximas gerações, o que leva a espécie a se adaptar.
Entretanto, características adquiridas não são transmitidas às gerações futuras sem que haja uma alteração genética.
Darwinismo
Nome dado a teoria de Charles Darwin, naturalista inglês que elaborou a teoria da seleção natural, onde os mais aptos sobrevivem.
Neodarwinismo ou teoria sindética da evolução
à moderna teoria da evolução associa o conceito de Darwin aos conceitos genéticos da mutação que provoca a variabilidade genética, essencial para a seleção natural.
EVIDÊNCIAS EVOLUCIONISTAS
A evolução das espécies está relacionada a capacidade dos seres de se adaptar, resultado do processo de seleção natural.
Evidências evolucionistas são princípios que comprovam a evolução das espécies, como comparando o desenvolvimento embrionário entre espécies diferentes, que decorre do fato de ter existido um ancestral comum para todos os seres, ou ainda na análise de fósseis para demonstrar que tipo de fauna e flora existiu em determinada região e as semelhanças com espécies atuais.
Órgãos homólogos e órgãos análogos
Órgãos homólogos: Estruturas de mesma origem embrionária que demonstram funções diferentes. Isso se chama “irradiação adaptativa”.
Órgãos análogos: Órgãos que exercem funções semelhantes, mas possuem origens embrionárias diferentes. Chamamos isso de “convergência adaptativa”.
ESPECIAÇÃO
Formação de novas espécies, onde o ambiente promoveu a seleção natural.
Especiação alopátrica ou anagênese
Ocorre quando existe um isolamento geográfico, onde a seleção natural cria variações gênicas provocando um isolamento reprodutivo.
Especiação simpátrica ou