Indicadores De Velocidade
OS INDICADORES DE VELOCIDADE E A SUA IMPORTANCIA NAS ANÁLISES FINANCEIRAS.
Alexandre Cunha Gomes
Graduando em Ciências Contábeis – UFPA
RESUMO
As análises financeiras são avaliações subjetivas de diversos fatores que contribuem para caracterizar o desempenho da empresa. Os analistas fazem uso de um grande número de índices, quocientes e indicadores, agrupados de forma a “avaliar as situações de liquidez, endividamento, velocidade, rentabilidade e alavancagem, retorno de investimento, estrutura dos ativos, qualidade dos passivos e etc”.
As empresas atuam no contesto econômico de forma dinâmica, interagindo com o mercado.
Porém, os principais demonstrativos contábeis: o Balanço Patrimonial e a Demonstração do
Resultado do Exercício, apresentam a situação patrimonial e econômica de forma estática. Os indicadores de velocidade demonstram o número de dias em que o processo demora a acontecer ou o número de vezes que acontece em um ano, possibilitando aos gestores do patrimônio visualizar a dinâmica do processo de modificação do patrimônio da empresa.
O objetivo deste estudo é demonstrar, qualificar e avaliar os indicadores de atividade ou velocidade, aplicado-os a situações práticas, comprovando a importância de sua utilização para o bom desenvolvimento da capacidade produtiva. Buscando maior eficiência na atividade operacional assim como maior eficácia nos resultados.
Alexandre Cunha Gomes – cunhagomes@hotmail.com
Os Indicadores de Velocidade e a sua Importância nas Análises Financeiras
INTRODUÇÃO:
Os relatórios e as demonstrações financeiras de uma empresa contem informações sobre seus elementos patrimoniais, econômicos e financeiros. A esse conjunto de técnicas, utilizado pela ciência contábil para relacionar essas informações, chama-se Análise Contábil.
O objetivo das análises financeiras é caracterizar as condições patrimonial econômica e financeira da empresa, indicando as origens dos