trabalho de contabilidade
Campus de Araraquara
Análise das Demonstrações Contábeis
Professor Mestre Fábio Batistella
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ATRAVÉS DE ÍNDICES DE LIQUIDEZ, ATIVIDADE, ENDIVIDAMENTO E RENTABILIDADE DE EMPRESAS DE MÉDIO PORTE NA ÁREA DE SERVIÇOS, COMÉRCIO E INDÚSTRIA.
Ane Thamires de O Silva
C268470
FAMÍLIA DE INDICADORES UTILIZADOS:
A fim de se desenvolver este trabalho, utilizamos as famílias de indicadores: liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade.
ÍNDICES DE LIQUIDEZ:
A palavra liquidez em finanças significa a disponibilidade em moeda corrente para fazer pagamentos. Decorre de líquido e liquidação. Liquidar significa extinguir obrigação. Um ativo líquido é um ativo sem possibilidade de redução. Portanto, os índices de liquidez querem medir se os bens e direitos da empresa (ativos) são suficientes para a liquidação das dívidas.
Os indicadores de liquidez procuram evidenciar a condição da empresa de saldar suas dívidas. São indicadores extraídos apenas do balanço patrimonial, razão por que são considerados indicadores estáticos. Quer dizer que, no momento seguinte, poderão ser alterados por evento que modifique os elementos patrimoniais são utilizados para medir a liquidez.
ÍNDICES DE ATIVIDADE:
Esse índice mostra quantos dias a empresa demora, em média, para receber suas vendas, para pagar suas compras e para renovar seu estoque.
ÍNDICES DE ENVIDAMENTO:
É por meio desses indicadores que apreciaremos o nível de endividamento da empresa. São os indicadores de endividamento que nos informam se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou de recursos dos proprietários.
ÍNDICES DE RENTABILIDADE:
Esses indicadores têm por objetivo avaliar os resultados auferidos por uma empresa em relação a determinados parâmetros que melhor revelem suas dimensões. Uma análise baseada exclusivamente no valor absoluto do lucro líquido, por exemplo, traz normalmente sério viés de interpretação, ao não