Atividade Obrigatoria 01 2015
Curso de Bacharelado em Administração Pública
Disciplina: Contabilidade Pública
Prof.(a.) Kaline Di Pace Nunes
III Semestre – 2015.1
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA 01 – COM GABARITO
01. O orçamento público, desde sua implantação até sua atual realidade, vem sofrendo inúmeras alterações de ordem técnica e filosófica. Entretanto, a partir da edição da Lei n. 4.320/64 passou a ser adotado um tipo de orçamento, cuja base principal é o planejamento. Trata-se do:
a) Orçamento por desempenho ou de realizações
b) Orçamento-programa
c) Orçamento tradicional ou clássico
d) Orçamento de base-zero
e) Orçamento participativo
02. O orçamento-programa é compreendido como o plano de trabalho do governo no qual são especificadas as proposições concretas que se pretende realizar durante o ano financeiro. Assinale a única opção incorreta em relação a orçamento-programa.
a) A integração planejamento-orçamento é característica do orçamento-programa.
b) Orçamento-programa informa, em relação a cada atividade ou projeto, quanto vai gastar, para que vai gastar e por que vai gastar.
c) O orçamento-programa identifica programas de trabalho, objetivos e metas, compatibilizando-os com os planos de médio e longo prazos.
d) O orçamento-programa é o processo de elaboração do orçamento em que é enfatizado o objetivo do gasto.
e) Processo de elaboração do orçamento-programa é técnico e baseia-se em diretrizes e prioridades, estimativa real de recursos e cálculo real das necessidades.
03. Com relação à matéria orçamentária, a Constituição Federal/88, em seu artigo 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleçam o Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Identifique a opção falsa com relação ao tema.
a) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) consiste na lei que norteia a elaboração dos orçamentos anuais, compreendidos o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas estatais e o orçamento da