indicadores da prodção
Eficiência do Abastecimento da Produção
Diante da competitividade empresas buscam estratégias para se manter no mercado, os sistemas de abastecimento da produção vem se mostrando uma ótima alternativa para minimizar custos relacionados ao estoque e ao ressuprimento. O sistema Kanban e Just in Time vem se propagando a décadas, mostrando-se confiáveis no controle do abastecimento das linhas produtivas, e eficazes na diminuição dos custos, tornando-se um dos sistemas de abastecimento da produção mais adotados pelas grandes empresas O que é Abastecimento da Produção?
A área de abastecimento da produção existe diretamente na área de produção. Disponibilizar o material na área de abastecimento da produção nas posições no depósito de produção, para que ele possa ser removido diretamente para produção.
A área de abastecimento da produção agrupa os centros de trabalho próximos às posições no depósito de produção, com base no tipo de disponibilização de materiais.
Dependendo das características do processo produtivo e das funcionalidades do sistema de gestão, o abastecimento da produção pode ser executado através de:
Requisição de Materiais – esta operação tem como característica a movimentação dos materiais do almoxarifado para as linhas de produção através da transferência entre depósitos, ou através do lançamento de saída do estoque contra uma ordem de produção ou centro de custo.
Kanban “Eletrônico” - substitui os cartões Kanban utilizados no controle das movimentações de matérias no chão-de-fábrica por uma solicitação “eletrônica” da produção.
Separação de Materiais por Ordem de produção- a partir da lista de matérias-primas pela ordem de produção gerada no sistema de gestão, o operador consulta e seleciona no coletor de dados os elementos da ordem a ser atendida: itens, lotes, quantidades, depósitos e posições de armazenagem.
Controle dos Indicadores