indicadores ambientais
Indicadores ambientais são informações quantificadas, de cunho científico, de fácil compreensão usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo . Permitem a simplificação do número de informações para se lidar com uma dada realidade por representar uma medida que ilustra e comunica um conjunto de fenômenos que levem a redução de investimentos em tempo e recursos financeiros. Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
Qual a importância?
A importância dos indicadores como ferramentas de gestão advém fundamentalmente do fato destes diminuírem o número de parâmentros requeridos para a caracterização de um sistema( o que, por outro lado, impõe um limite no seu nível de detalhe) e simplificarem o processo de comunicação entre todas as partes envolvidas no processo de persecução de um dado objetivo, geralmente provenientes de disciplinas cognitivas muito distintas.
A cada dia o meio ambiente vem se tornando uma área estratégica no negócio de uma organização, e os indicadores ambientais têm um papel fundamental nesta tendência. É por meio destes indicadores que uma empresa pode avaliar seu desempenho ambiental, pois é possível mensurar, por exemplo, a eficácia dos controles ambientais ou a otimização ou conservação dos recursos naturais.
Quando usado corretamente, de forma harmônica e observando os aspectos e impactos ambientais significativos de uma organização, os indicadores podem trazer inúmeros benefícios.
Exemplos:
Unidade de medida (KG, m3, toneladas, %);
Responsável pela medição, deve definir claramente o responsável pela atualização desses índices;
Meta (4 toneladas/mês , 75%, etc);
Intervalo de medição, se será semanal,