tuberculose
CAMPUS DE PARAUAPEBAS
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TUBERCULOSE
DISCENTES
TUBERCULOSE
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde e Biossegurança do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como requisito básico para obtenção de aprovação na referente disciplina ministrada pela docente Kélia Nakai.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1.A TUBERCULOSE AO LONGO DA HISTÓRIA
Descoberta em 1882 pelo bacteriologista alemão Robert Koch, a tuberculose é uma das doenças mais antigas do mundo. Evidências da enfermidade já foram encontradas em ossos humanos pré-históricos na Alemanha e há registros datados de 8.000 antes de Cristo (AC). Por ter causa desconhecida na época, a doença, assim como diversas outras, era vista como um castigo. Essa visão, no entanto, foi desmistificada por Hipócrates, na Grécia em XXX AC. O estudioso mostrou que a tuberculose era algo natural e passou a denominá-la de Tísica. A expansão da doença mundo afora se deu com o advento das guerras, que estreitavam o contato entre indivíduos.
A tuberculose passou a ser melhor compreendida nos séculos XVII e XVIII com o surgimento do estudo da Anatomia. Foi quando então a doença recebeu seu nome atual. A partir do final do século XVIII a enfermidade foi vinculada a duas representações: a primeira a