independencia do zimbabué
Este trabalho tem como objectivo falar da independência do Zimbabwe, mas como conhecimento não é demais para ninguém achamos melhor ir mais alem do que nos foi incumbido pelo nosso professor Felisberto Gunda falando um pouco mais da republica do Zimbabué e não só da independência assim como é dever de um bom aluno "não se limitar só no que o professor ensina, mas investigar acerca da matéria.
O Zimbabué (conhecido também como Casa de Pedra), oficialmente República do Zimbabué, é um país da África Austral, anteriormente designado Rodésia do Sul e depois simplesmente Rodésia. É limitado a norte pela Zâmbia, a norte e a leste por Moçambique, a sul pela África do Sul e a sul e oeste pelo Botswana. A capital do pais é Harare, e o pais ocupa uma área total de 390 757 km².
O Zimbabué tem um território constituído por uma região planáltica coberta de savanas, sendo a altitude máxima de 2558 m. O solo é muito fértil, propício à agropecuária. A criação de gado bovino e a cultura do tabaco constituem a principal riqueza económica. O subsolo guarda ouro, amianto, carvão e cromo. Ficam em seu território a grande barragem de Kariba e as famosas Quedas Vitória.
O Zimbabwe tinha, em 2003 uma população de 12 576 742 habitantes, correspondente a uma densidade populacional de 32 hab/km². A maioria da população é de origem Banto. Os grupos principais são os Shonas, fundadores do primeiro Estado da região, e os Ndebeles, de origem Zulu, chegados no século XIX. A maioria da população pratica cultos tradicionais Africanos, mas a Igreja Anglicana é a denominação Cristã mais difundida.
As línguas oficiais do Zimbabwe são o inglês e as Línguas Bantu Shona, e Ndebele.
HISTÓRIA
Sinais de uma cultura paleolítica datados de 500.000 anos antes de Cristo foram descobertos na antiga Rodésia e há indícios de que os bosquímanos do deserto do Kalahari são seus descendentes (povo de Angola, Botsuana e Namíbia).
A partir do século V começaram