INDEPENDENCIA DO BRASIL
Independência do Brasil
(Primeiro e segundo reinado)
Mogi das Cruzes
História/ professor Diogo
Nomes: Melissa Lopes, 39 Charles Eduardo,17 Gustavo Souza, 28 André Martins, 06 2 ° serie D
Índice
1 Independência do Brasil
2 Primeiro Reinado
3 Segundo Reinado
4 Bibliografia
5 Conclusões
Independência do Brasil
Anteriormente muitas outras tentativas de conquistar a independência do Brasil falharam, como o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi morto pela coroa portuguesa durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I recebeu uma carta convocando sua volta para Portugal, pois a ideia dos portugueses era recolonizar o Brasil, fato que seria extremamente dificultado com a presença dele no país. Proclamando: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”, D. Pedro respondeu negativamente a convocação de Portugal. Esse fato ficou conhecido como o “Dia do Fico”.
Após esse dia, D. Pedro tomou uma série de providências, preparando a independência do Brasil, desagradando à coroa portuguesa. D. Pedro exigiu que as tropas portuguesas retornassem para Portugal, organizou a Marinha de Guerra, convocou o povo para lutar pela liberdade e determinou que nenhuma lei de Portugal entrasse em vigor no Brasil sem a aprovação dele.
Em rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo, tentando acalmar a população, que estava preocupada que esses fatos pudessem causar uma desestabilização social, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal. Nela a coroa anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata de D. Pedro para Portugal.
Essa carta chegou às mãos de D. Pedro quando ele estava em viagem de Santos a São Paulo. Isso ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro levantou a