ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE
Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo de Teoria da contabilidade composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Analise do Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do fluxo de caixa. É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Ciências Contábeis e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores. Realizamos uma pesquisa, escolhendo determinadas áreas de interesse, ao qual foram coletados dados na área de agropecuária: a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); na área Educacional: UNISUL (Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina) e na área de Cosméticos: NATURA COSMÉTICOS S.A., onde as demonstrações contábeis devem estar de acordo com a nova Lei das S.A.
Fizemos a seguir a análise das Demonstrações Contábeis publicadas das empresas: EMBRAPA, UNISUL e NATURA S.A., onde respondemos as seguintes questões:
a) Em conformidade à Lei das Sociedades por Ações, ao fim de cada exercício social, uma entidade deve apresentar, obrigatoriamente, quais demonstrações contábeis? Elas devem apresentar o Balanço patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquida Demonstrações de Fluxo de Caixa e as Demonstrações do Valor Acumulado.
b) O Balanço Patrimonial das três empresas analisadas encontram-se estruturados de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, e em conformidade às recentes alterações introduzidas pelas Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09? Elabore um texto identificando quais as principais divergências ou convergências dos demonstrativos apresentados.
As três empresas seguem corretamente as alterações introduzidas pelas leis