ATPS Contabilidade Tribut ria
CENTRO DE DUCAÇÃO A DISTANCIA
CIÊNCIAS CONTABEIS 6º SEMESTRE
DISCIPLINA: CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
MIRIAN CORTEZ MAIA RA Nº 2568136100
BRASILIA- DF,10 DE SETEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Apresentaremos a seguir nesta ATPS uma forma resumida e objetiva de como surgiu a contabilidade tributária, como e porque o governo recolhe tributos dos contribuintes, com qual finalidade?
A contabilidade tributária é uma ferramenta importante na hora de abrir o seu negócio, pois, quanto mais informação se tem a nosso favor mais próximo estaremos do sucesso.
Dessa forma a Atividade Prática Supervisionada procura criar situações semelhantes ás existente no dia a dia de um contador impulsionando a equipe a desenvolver os principais conceitos da disciplina.
Iremos apresentar quais são os tipos de tributos, e quanto é recolhido de cada contribuinte, onde se aplicam a Contabilidade Tributária, os principais conceitos, tributação, gênero e suas espécies, impostos, tipos, incidência e seus aplicadores, lucro real, presumido, arbitrário e simples nacional.
Etapa 1
1- Contabilidade Tributária
1-1 Capítulo 1 – Entendendo o Sistema Tributário Nacional/ História dos Tributos.
O que é Tributo?
Segundo o Art 3° tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada
Resumo da História dos Tributos.
Durante todo o período anterior á constituição de 1934 a principal fonte de receita da União foi o Imposto de Importação até o início da Primeira Guerra Mundial ele foi responsável por cerca de metade da receita total da União, enquanto o Imposto de Consumo correspondia a cerca de 10% da mesma.
Na órbita Estadual, o Imposto de Exportação era a principal fonte de receita, gerando mais de 40% dos recursos destes governos.
Existiam também outros tributos relativamente importantes que