independencia do brasil
Introdução:
"A independência do Brasil não foi um fato isolado, restrito ao dia 7 de setembro de 1822, mas um processo histórico cujas origens remontam às tentativas de emancipação política do final do século XVIII, tendo relação com a abertura dos portos e com a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. Em 7 de setembro apenas se formalizou a separação de Portugal, mas a consolidação da independência só viria a ocorrer com a abdicação de D.Pedro I, em 1831."
· A carta régia de abetura dos portos brasileiros ao comércio com as nações amigas, assinada pelo príncipe regente, D. João, em 28 de janeiro de 1808, fez com que se encerrasse a era colonial e instaurasse no país o livre comércio, contribuiu para acelerar o processo de emancipação política no Brasil.
Explicação do tópico acima:
· A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.
Do ponto de vista econômico, essa medida pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. Com tal medida, os grandes produtores agrícolas e comerciantes nacionais puderam avolumar os seus negócios e viver um tempo de prosperidade material nunca antes experimentado em toda história colonial. A liberdade já era sentida no bolso de nossas elites.
· Com o crescimento da produção e comércio a partir da Revolução Industrial, tornouse inaceitável a existência de mercados fechados pelo pacto colonial. À burguesia