Ind Stria T Xtil
1. Indústria têxtil
A indústria têxtil tem como objetivo a transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, artigos têxteis para o lar e uso doméstico (roupa de cama e mesa, tapetes, cortinas etc.) ou em artigos para aplicações técnicas (produtos geotêxteis, airbags, cintos de segurança etc.). As indústrias têxteis têm seu processo produtivo muito diversificado, ou seja, algumas podem possuir todas as etapas do processo têxtil (fiação, tecelagem e beneficiamento) outras podem ter apenas um dos processos.
Existem processos diferentes no mercado têxtil, pois ele é divido de duas maneiras:
Mercado Nacional (onde tudo é produzido no Brasil) Mercado Importado (onde nada é produzido aqui, e sim em outros países).
1.1 Divisão da cadeia
A Cadeia têxtil é dividida em três segmentos: Sendo Fibras e Filamentos, têxteis e confecções.
Fibras e Filamentos
Produzem a matéria-prima para a indústria têxtil, as fibras podem ser:
Naturais: animal ou vegetal (algodão, juta, linho, rami, sisal, seda e lã).
Químicas: indústria química (artificiais, tais como raiom viscose e raiom acetato) e petroquímica (náilon, acrílico, poliéster e polipropileno).
Têxtil
Responsáveis pela fabricação dos tecidos ou malhas: Fiação recebe as fibras das algodoeiras (algodão), das beneficiadoras (outras fibras naturais) e da indústria.
Química e petroquímica (fibras químicas) e produz o fio;
Tecelagem: recebe o fio das fiações e produz o tecido cru; Malharia: recebe o fio de algodão produzido pelas fiações e produz a malha crua; Beneficiamento (não são divulgados os dados de faturamento deste segmento específico): tinge ou estampa os tecidos.
Confecções
Transformam os tecidos e as malhas em peças acabadas para o usuário final: Vestuário: roupas de lazer, esportiva, social, profissional, íntima, moda praia, entre outras;
Linha lar: cama, mesa e banho, incluindo cortinas e tapetes; Meias e acessórios;
Outros: sacarias, redes, lonas.