Ind Stria No Brasil
Quando iniciou a industrialização?
Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usadas nestas fábricas eram, na maioria, formada por imigrantes italianos.
Quais regiões mais industrializadas?
Região Sudeste - Formada pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O centro econômico do Brasil é formado pelas cidades altamente industrializadas localizadas nas redondezas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A maior parte da população do país está concentrada nesta região. A área é rica em minérios e sua agricultura, a mais avançada do país, produz café e cereais para exportação, além de uma variedade de alimentos frescos e industrializados, leite e carne para o consumo interno.
Região Sul - Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta região também apresenta alto nível de desenvolvimento, mantendo bom equilíbrio entre os setores rural e industrial.
Região Centro-Oeste - Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Esta região, coberta por extensas savanas tropicais e planaltos, é ainda pouco povoada. Apesar de haver sido no passado uma das regiões mais isoladas do país, vem