ESTUDO DE CASO
JRM - JEANS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Adelson Fernandes
Adriana Ribeiro
Atila Ribeiro
Bruno Augusto
Carla Carolina
Cássia Botelho
Belo Horizonte
Março/2015
A JRM é uma empresa de médio porte localizada em Belo Horizonte e atua no segmento de confecção de peças de vestuário em jeans. Seu surgiu se deu em um cenário favorável do mercado na região e suas operações se iniciaram de maneira modesta. Diante fatores do mercado, a empresa se encontra em uma situação complexa onde o objetivo do estudo de caso é analisar suas possíveis reações e consequências se soluções estratégicas não forem tomadas.
Após a análise do caso da JRM verificou-se um desequilíbrio financeiro em virtude dos seus ciclos operacional e financeiro, sobretudo, quanto aos prazos de pagamento e recebimento que são de 60 e 30 dias respectivamente. Em relação aos demais prazos, tem-se uma situação preocupante do ponto de vista operacional, a saber:
PME – 39 dias;
CO – 99 dias;
CC – 69 dias;
Giro de Caixa – entre 5 e 6 dias.
Confrontando os prazos de pagamento e recebimento, percebe-se que a JRM tem uma necessidade de financiamento de aproximadamente 30 dias. Seu ciclo de caixa é longo, culminando em uma necessidade de caixa em um prazo bem menor que a frequência em que a empresa recebe de seus clientes.
Tudo isso se deve a dificuldade de negociar com os fornecedores que dão um prazo curto para pagamento juntamente com o baixo giro do estoque e longo prazo de recebimento, uma vez que há um prazo longo entre a produção e venda do produto, além do prazo que a empresa oferece aos seus clientes.
Já que há uma insuficiência de recursos próprios à empresa se vê obrigada a procurar recursos de terceiros, como empréstimos bancários, o que faz piorar ainda mais a situação da empresa, pois aumentam as despesas financeiras além de impossibilitar a venda de maquinário para levantar capital, uma vez que as máquinas são alienadas em virtude dos empréstimos.