Impactos ambientais das ind strias no Brasil
Impactos ambientais são as consequências negativas geradas ao meio ambiente, originárias de ações humanas. Estas ações podem provocar diversos tipos de degradação ambiental no solo, na água e na vegetação. Atividades geradoras de impactos ambientais no Brasil e suas consequências: Urbanização e industrialização sem planejamento O crescimento de cidades sem que haja planejamento urbano adequado pode ser causador de vários impactos ambientais.
Um dos principais é a retirada de áreas verdes para a construção de prédios, residências, fábricas e outros tipos de construção. Com pouca área verde, aumenta muito a poluição atmosférica, além de ser um fator determinante no aumento de enchentes e alagamentos em períodos de grande quantidade de chuvas.
O estabelecimento de grande quantidade de indústrias no meio urbano, sem que haja planejamento, também pode causar poluição de rios e aumentar a poluição do ar. Sem contar que muitas indústrias contaminam o solo com produtos químicos e metais pesados como, por exemplo, o chumbo.
Os rios de cidades que crescem rapidamente, sem planejamento, podem sofrer também com a grande quantidade de lixo e esgoto doméstico que são jogados em suas águas.
O crescimento populacional gera o aumento significativo na produção de lixo orgânico e resíduos sólidos. Caso não haja uma eficiente forma de tratar e reciclar todo este lixo, pode ocorrer contaminação de solo e aumento da poluição nos rios, principalmente, por materiais plásticos.
Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Região Metropolitana de São Paulo, cidade do Rio de Janeiro, cidade de Belo Horizonte, cidade de Porto Alegre e outras grandes capitais brasileiras. Mineração
A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de