Incêndio
FONTE: http://www.cb.es.gov.br/files/atividadestecnicas/normas-tecnicas/ntfev10/nt03.pdf
4.196 Fogo: é a reação química de oxidação (processo de combustão), caracterizada pela emissão de calor, luz e gases tóxicos. Para que o fogo exista, é necessária a presença de quatro elementos: combustível, comburente (normalmente o oxigênio), calor e reação em cadeia.
4.197 Fogo classe A: fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos.
4.198Fogo classe B: fogo em líquidos e gases inflamáveis ou combustíveis sólidos, que se liquefazem por ação do calor e queima somente em superfície.
4.199Fogo classe C: fogo em equipamentos de instalação elétrica energizadas.
4.200 Fogo classe D: fogo em materiais pirofóricos.
4.201 Fogos de artifício e estampido: artefato pirotécnico, que produz ruídos e efeitos luminosos.
FONTE 2: http://www.areaseg.com/bib/11%20-%20Fogo/apostila-02.pdf
FONTE 3: http://www.areaseg.com/fogo/
Combustão é uma reação química, na qual uma substância combustível reage com o oxigênio, ativada pelo calor (elevação de temperatura), emitindo energia luminosa (fogo), mais calor e outros produtos.
A combustão pode ser classificada em:
a) Combustão Lenta: Ocorre quando a oxidação de uma determinada substância não provoca liberação de energia luminosa nem aumento de temperatura. Ex: ferrugem, respiração, etc.
b) Combustão Viva: Ocorre quando a reação química de oxidação libera energia luminosa e calor sem aumento significativo de pressão no ambiente. Ex: Queima de materiais comuns diversos.
c) Combustão Muito Viva: Ocorre quando a reação química de oxidação libera energia e calor numa velocidade muito rápida com elevado aumento de pressão no ambiente. Ex: Explosões de gás de cozinha, Dinamite, etc.
Para fins didáticos, nesse curso, adotar-se-á o triângulo do fogo como elemento de