Incêndio
1.1- TETRAEDRO DO FOGO:
Para que haja fogo, é necessário que quatro condições sejam cumpridas, simultaneamente, as quais compõem o tetraedro do fogo. A remoção ou o controle de um ou mais lados desse tetraedro suprime ou evita o fogo.
calor combustível comburente ou oxidante
cadeia de reações químicas não interrompidas
FIGURA 1.1 Tetraedro do fogo
1.1.1- Cadeia de Reações Químicas Não Interrompidas:
A combustão é um conjunto complexo de reações químicas que resultam na rápida oxidação de um combustível, produzindo calor, luz e uma variedade de subprodutos químicos. 1.1.2- Combustível:
É qualquer substância passível de entrar em combustão. A maioria dos combustíveis é orgânica (contém carbono em sua composição), como, por exemplo, madeira, plásticos, gasolina, álcool e gás natural. Os combustíveis inorgânicos incluem os metais combustíveis, como magnésio e sódio.
A combustão de materiais sólidos e líquidos acontece ao redor de sua superfície, em uma região onde há vapores criados pelo aquecimento da superfície e sua conseqüente pirólise. Quanto maior for a superfície relativa do material, mais rápida será a queima.
Alguns materiais sólidos queimam em brasa, sem chama, produzindo menos calor, nos casos em que o oxigênio reage diretamente com o material, e não com seus vapores.
Essa brasa pode acontecer no início ou no fim da queima, e pode se transformar em
-1-
chamas, se for produzida energia suficiente para tal, ou se houver corrente de ar suficiente para acelerar a combustão.
Os gases não necessitam de vaporização ou de pirólise para entrar em combustão.
Basta apenas que haja uma mistura adequada com o comburente e a presença de uma fonte de ignição.
1.1.3- Comburente:
É o oxidante que reage com o combustível, geralmente, o oxigênio presente na atmosfera. Quanto maior a concentração de oxidante, mais rápida é a combustão, e quanto maior a temperatura, menor a quantidade de oxidante