Incêndio
Temos normalmente dois tipos de hidrantes, a saber:
Hidrante simples, ou seja, tem somente uma saída de água. Normalmente encontrados em prédios residenciais e alguns comerciais e até em pequenas empresas de risco baixo de incêndio.
Hidrante duplo, ou seja, tem duas saídas de água. Normalmente encontrados em alguns prédios comerciais (Shopping Center) e em empresas de risco médio e alto de incêndio.
12.1-HIDRANTE DE Recalque
Todos os sistemas devem ser dotados de dispositivos de recalque (tomada de alimentação externa em emergência), consistindo em um prolongamento de diâmetro no mínimo igual ao da tubulação principal, cujos engates devem ser compatíveis com junta de união tipo “engate rápido” de DN 65mm. A localização é na calçada em frente a ocupação. Não deve ser obstruída.
Normalmente esse hidrante é usado pelo Corpo de Bombeiro. 12.2-Abrigo de mangueiras
As mangueiras de incêndio devem ser acondicionadas dentro dos abrigos em ziguezague ou aduchadas, conforme especificado na NBR 12779 sendo que as mangueiras de incêndio semi-rígidas (mangotinhos) podem ser acondicionadas enroladas, com ou sem o uso de carretéis axiais ou em forma de oito, permitindo sua utilização com facilidade e rapidez.
No interior do abrigo (geralmente nos hidrantes tipo simples) pode ser instalada a válvula angular, desde que o seu manuseio e manutenção estejam garantidos.
Os abrigos podem ser construídos de materiais metálicos, de madeira, de fibra ou de vidro, podendo ser pintados em qualquer cor, desde que sinalizados de acordo com a norma em questão.
12.3-Válvulas de abertura para hidrantes
As válvulas dos hidrantes devem ser do tipo angulares de diâmetro DN65 (2 ½ “).
São válvulas fabricadas em latão com entrada tipo rosca fêmea de 11 fios por polegada normalmente.
Saída rosca com 5 fios por polegada normalmente.
12.4-Dimensionamento do sistema hidrantes
O dimensionamento