Incêndio
2. COMPORTAMENTOS EXTREMOS DO FOGO Os comportamentos extremos do fogo acontecem em ambientes com carga de incêndio típica de um ambiente comum — como uma sala, um quarto ou ainda um mercado — não necessitando de agentes aceleradores (como álcool, gasolina ou outros materiais combustíveis) para causar o fenômeno. Os comportamentos extremos do fogo são classificados em três grandes fenômenos, também denominados incêndios de propagação rápida (rapid fire progress), são eles: 1. Generalização do incêndio (flashover); 2. Explosão de fumaça (backdraft) e 3. Ignição da fumaça.
Características:
• Ocorrem em espaço físico limitado (confinado ou compartimentado) — geralmente a delimitação é feita pelos lados e teto, que servirão para acumular a fumaça no ambiente em caso de incêndio, principalmente se portas e janelas estiverem fechadas. Tudo isso impede o escoamento da fumaça de dentro do ambiente para o exterior. • Surgem com pouco tempo de queima — não são necessários longos períodos de queima para que um incêndio de propagação rápida ocorra. • Acontecem em edificações com qualquer estrutura construtiva — concreto, alvenaria, madeira, metal, etc.
1. Generalização do incêndio (flashover) O flashover ocorre entre o final da fase crescente e o início da fase totalmente desenvolvida de um incêndio. É a generalização do incêndio, no qual todos os materiais presentes se inflamam após terem atingido seus