Incubadora Neonatal
Incubadora Neonatal
Análise de Equipamentos Médico-Hospitalares
Data: 13/05/2013
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 3
HISTÓRICO 5
PRINCÍPIO DO FUNCIONAMENTO 6
DADOS DO APARELHO 7
ANÁLISE DO EQUIPAMENTO 7
NORMAS TECNICAS 8
REFERÊNCIAS 8
Objetivo: Analise e descrição de uma unidade de incubadora neonatal, equipamento cedido pelo hospital Regional aos alunos de sistemas biomédicos.
Introdução:
O RN de baixo peso tem dificuldade em manter a temperatura corporal constante, ganhando e cedendo calor com facilidade. Tal dificuldade é provocada, principalmente, por deficiências decorrentes da não ativação do centro de controle térmico localizado no hipotálamo. Isto pode ocorrer devido à imaturidade do centro de controle, efeitos de drogas e, principalmente, por alterações patológicas, tais como hemorragia intracraniana, má formação cerebral e traumas.
Neonatos de baixo peso constituem-se em um grave problema de saúde pública em função do alto percentual de mortalidade observado entre os mesmos, além de requererem cuidados especiais. Existem ainda, o elevado custo financeiro para os cuidados com a saúde do neonato (Ministério da Saúde,2002).
Os neonatos de baixo peso devem ser mantidos em ambiente termo neutro. O ambiente termo neutro é aquele no qual o recém-nascido (RN) consome o mínimo de calorias e oxigênio, apresentando uma menor taxa metabólica para manter a temperatura corporal estável (Ministério da Saúde, 2002). A incubadora neonatal (IN) tem como finalidade proporcionar esse ambiente termo neutro ao recém-nascido. No interior da IN, são controladas a temperatura, a umidade e o fluxo de ar. A IN contribui para a manutenção da vida dos neonatos ao (Ministério da Saúde, 2002): • mantendo a umidade relativa acima de 75%;
• adaptando a temperatura da incubadora à temperatura