Exercicios
© Brazilian Society on Computational Intelligence (SBIC)
TÉCNICAS ADAPTATIVAS, ARMAX, RNA E ARMAX-RNA, NA
IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE UMA INCUBADORA NEONATAL
Nádia M. dos Santos1, Arthur P. S. Braga2
1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Angical. nadiaphb@gmail.com 2
Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Engenharia Elétrica
Grupo de Pesquisa em Automação e Robótica (GPAR) arthurp@dee.ufc.br Abstract – O objetivo deste trabalho é apresentar a identificação de sistemas de incubadora neonatal baseada em técnicas adaptativas ARMAX, RNA e propõe-se um modelo de RNA, denominado ARMAX-RNA. Procurou-se modelar a dinâmica da malha de temperatura no interior de uma incubadora neonatal, em conformidade, com a norma técnica NBR 60.601-2/19 e sua emenda nº 1, a NBR 60.601-2/19 de 2000, para que se possam aplicar, posteriormente, estratégias de controle tais como o adaptativo ou preditivo. Os melhores resultados, que satisfazem a norma técnica, foram obtidos com o ARMAX-RNA.
Keywords – Identificação de sistemas, incubadora neonatal, ARMAX, RNA e ARMAX-RNA
1 Introdução
A incubadora aquecida por convecção ou incubadora neonatal são os equipamentos mais comuns disponíveis para se criar um ambiente termoneutro no qual se pode cuidar dos recém-nascidos individualmente. Segundo dados do Ministério da Saúde
[13], no ano de 2006, em nosso país, mais de 60% dos óbitos infantis registrados na faixa de 0 (zero) a 1 (um) ano ocorreram nos primeiros 27 (vinte e sete) dias de vida – período em que as incubadoras são uma das mais importantes ferramentas para a redução dos riscos de mortalidade e de doenças adversas [4],[8]. A incubadora propicia ao recém-nascido um ambiente termicamente neutro que assemelha-se àquele encontrado no útero materno [16].
A temperatura interna da incubadora é